segunda-feira, 7 de junho de 2010

Caso clínico #1



Tópico destinado a um caso clínico. A participação dos leitores é essencial para que este espaço exista. Participem dando suas opiniões e contribuições. As respostas serão fornecidas aos participantes que deixarem seus e-mails e um caso clínico por semana será postado. Este primeiro caso clínico será voltado para a área da medicina, sendo assim, deverá ser diagnosticada a patologia.

3 comentários:

  1. [Caso clínico #1]

    Pai relata que há três dias sua filha (menina parda, de nove anos, moradora da área urbana de classe média) apresenta dificuldade para esticar as pernas e que elas "apresentam umas manchas roxas" além de inchaço até a altura dos joelhos. No dia seguinte, a menina conseguiu andar sem dificuldades, mas à noite voltou a ter dificuldades. Apresentou febre de 38ºC e fortes dores abdominais tipo cólica e chegou a ter dois episódios de vômito. O pai diz que a menina tem ido muito ao banheiro para urinar, “o dobro de vezes que o de costume”.

    Ao chegar no Hospital revelou estado geral regular e seu exame físico apresentou febre de 37.8ºC; adenomegalia cervical posterior do lado esquerdo, edema duro, doloroso e frio além de manchas equimóticas nos pés e máculas hipercrômicas por toda a extensão dos membros inferiores; abdome semigloboso, ruídos hidroaéreos (RHA) (+).

    A paciente está com a vacinação em dia e teve parto normal e pré-natal sem complicações.

    Nos antecedentes familiares tem apenas um avô hipertenso.

    Foi feito um hemograma que revelou anemia discreta e trombocitose e leucocitose moderadas. Uma ultrassonografia de abdome também foi solicitada e evidenciou aspecto compatível com invaginação intestinal.

    a)Qual é o provável diagnóstico?
    b)Conduta?

    ResponderExcluir
  2. Será que é púrpura de Henoch-Schönlein...

    Pediria Urina I, função renal, C3, C4, CH50, proteinúria de 24h

    ResponderExcluir
  3. A clássica tétrade, que ocorre em qualquer ordem, a qualquer tempo, em um período de vários dias a semanas, n nos deixa dúvidas:
    -rash cutâneo;
    -artralgias ;
    -dor abdominal;
    -doença renal.

    Púrpura de Henoch-Schönlein.

    E no diagnóstico diferencial: poliarterite nodosa, meningococcemia, doença de Kawasaki e artrite reumatóide juvenil.

    ResponderExcluir